terça-feira, 15 de novembro de 2011

                                               PRIME SOLIDÁRIA – OSCIP
                      RESPONSABILIDADE SOCIAL COM FOCO NA SAÚDE.
                                         Dia Mundial dos Diabéticos.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.

Quando e Por Quê?

 Celebrado em 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Campanha realizada pela Prime Solidária nos dias 07 a 14/11/2011,visa alertar e  conscientizar bem como prevenir toda comunidade, cidadãos de Belo Horizonte;
É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.

Dicas nutricionais importantes para diabéticos
 
- Evitar períodos longos de jejum (superior a cinco horas) ou o excesso de alimentação. A quantidade, a qualidade e o fracionamento da dieta são de fundamental importância para o tratamento.
- As frutas podem ser utilizadas ao natural, cozidas ou em forma de sucos, mas é preferível consumi-las ao natural e, se possível, com casca (contém maior teor de fibras).
- Os vegetais podem ser utilizados sob a forma de saladas (cruas ou cozidas), purês, suflês, sopas, refogados. As carnes deverão ser sempre magras. Preferir preparações cozidas, grelhadas ou no forno, retirar a pele de aves e peixes.
- Os cereais integrais (arroz integral, flocos de aveia, farelo de trigo, milho, centeio e outros) e seus derivados (pão integral, tabule, biscoitos integrais, kibes de forno, etc), devem ser incluídos aos poucos em seu hábito alimentar.
- Os chás podem ser utilizados à vontade, com exceção do mate e preto (contém teína, substância que dá a coloração escura ao chá). Reduzir ao mínimo o uso do café.
- Evitar preparações gordurosas; preferir sempre gordura vegetal (óleo de soja, milho, girassol, azeite de oliva e outros) com moderação.
- Evitar o uso de alimentos chamados dietéticos que não se conheça a composição química.
- Substituir o açúcar comum por um adoçante artificial.
- Evitar o uso de bebidas alcoólicas.

Estão proibidos os seguintes alimentos: açúcar branco ou mascavo, mel, rapadura, geléia, doces, bolos, tortas, pudins, chocolates, bombons, sorvetes, refrigerantes comuns, gordura animal (banha, toucinho, bacon), frituras em geral, condimentos industrializados que contenham açúcar (ketchup, extrato de tomate e outros), queijo amarelo, presunto, salame, mortadela, lingüiça, salsicha.

Usar a gosto temperos como: limão, cebola, alho, tomate, pimentão, cheiro verde e ervas aromáticas (alecrim, hortelã, orégano, manjericão, louro e outros).
Ingerir pelo menos seis copos de água ao dia.
Fonte: Manual de Dietas/ Gildete Fernandes, chefe do Serviço de Nutrição do Hospital Português

Nenhum comentário: